BULLYING

              

O qué é Bullying?

É um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente, praticado por um aluno, ou grupo, contra outro, causando sofrimento e angústia às vítimas.

É violência verbal, física e/ou psicológica.

Bullying é uma palavra de origem estrangeira, do idioma inglês, derivada de Bully, que significa: valentão, brigão.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações possíveis, as palavras, a seguir, relacionam algumas ações que podem estar presentes: Colocar apelidos, Ofender, Zoar, Gozar, Sacanear, Humilhar, Fazer sofrer, Discriminar, Excluir, Isolar, Ignorar, Intimidar, Perseguir, Assediar, Aterrorizar, Amedrontar, Ameaçar, Tiranizar, Dominar, Agredir, Bater, Chutar, Empurrar, Ferir, Roubar, Quebrar pertences.

Quais são as conseqüências possíveis para os alvos, as vítimas?

As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho ( Workplace BULLYING ). Em casos extremos, alguns deles poderão tentar ou cometer suicídio.

E para os autores, os agressores?        

Aqueles  que praticam Bullying contra seus colegas poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento antisocial, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
            Estudos  realizados  em  diversos  países  já sinalizam  para a possibilidade de que autores de Bullying,  na   época  da  escola,  venham a  se  envolver,  mais  tarde, em  atos  de  delinqüência  ou atos criminosos.

CYBERBULLYING

Quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa.

Os cyberbullies podem divulgar os dados pessoais das vítimas ( como nome, endereço ou o local de trabalho ou de estudo, por exemplo ) em sites ou fóruns, ou publicar material em seu nome que o difame ou ridicularize, também divulgar fotos, vídeos etc... Alguns cyberbullies também podem enviar e-mails e mensagens instantâneas ameaçando e assediando as vítimas, bem como postar rumores, boatos e instigar os outros contra a vítima.

É uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.


O Bullying ocorre normalmente de forma horizontal, mas tem ocorrido também de forma vertical. Normalmente ocorre entre alunos, mas não é difícil de se ver discentes praticando Bullying contra Professores.


A ATIVIDADE

>>>>> clique <<<<<


DIGA NÃO AO BULLYING!!!

 

                                         


 

ASSISTA E/OU BAIXE PEQUENOS FILMES E REPORTAGENS SOBRE BULLYING:

 

>>01<<    >>02<<    >>03<<    >>04<<

 

>>05<<    >>06<<    >>07<<    >>08<<    >>09<<


 

Alguns dos vários links sobre Bullying:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
 

http://www.bullying.com.br


http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm


http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19


http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying


http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/bullying.html


 

 

VAMOS JUNTOS COMBATER O BULLYING!!

E

DAR UM BASTA NA VIOLÊNCIA!!

 

Sempre que precisarem: professor@webclayton.com


 

www.webclayton.com