BREVE HISTÓRICO DA LÍNGUA INGLESA

        A língua inglesa começou a se formar no século V, através da fusão de várias tribos: Anglos, Saxões, Jutos e Frísios.

       É de origem anglo-saxônica mas sofreu influências do latim e do grego com a introdução do cristianismo. A língua inglesa também sofreu influência do dialeto normando a partir da invasão normanda. Também sofreu influência da língua francesa após a vitória do exercito francês sobre o exercito dos anglo-saxões.

       Houve uma intervenção greco-latina e franco-normanda sobre a língua anglo-saxônica, em formação.

       Deste período até hoje a língua inglesa foi sendo padronizada.


ILHA DE GRÃ-BRETANHA NOS DIAS ATUAIS


" ILHA DE GRÃ-BRETANHA" NA IDADE ANTIGA


        É comum encontrarmos em livros, revistas, artigos entre outros, o nome: Grã-Bretanha, a maioria das pessoas não sabe ao certo o que designa essa palavra, desse modo, muitos consideram que Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra são a mesma coisa. Na verdade são distintos em relação ao espaço geográfico e político-administrativo.


        A Grã-Bretanha corresponde a uma ilha da Europa constituída por três diferentes nacionalidades, Inglaterra, Escócia e País de Gales. A área ocupada é de 229. 850 km2.


        O Reino Unido é considerado um país, constituído pelas nações da Grã-Bretanha, mais uma província da Irlanda do Norte. Esse grupo, do século XVIII até a Segunda Guerra Mundial, era a maior potência do planeta. Hoje integra o grupo do G-8. O Reino Unido possui a sede do governo em Londres, o regime de governo é formado por um sistema parlamentar.
        A Inglaterra é um dos países que compõe o Reino Unido, sua capital é a cidade de Londres. A área ocupada por esse país é de 130.395 km2, que abriga uma população de aproximadamente 50 milhões de habitantes. Em suma, Londres e o povo inglês exercem uma grande influência em todo o conjunto de ilhas Britânicas.

                Durante muito tempo, a língua inglesa foi difundida e falada pelo mundo em razão da grande potência: Inglaterra. Mas nos dias de hoje, após os EUA terem vencido a Rússia na chamada Guerra Fria ( Bloco capitalista x bloco socialista ), o Inglês é falado no mundo principalmente pela hegemonia dos Estados Unidos da América do Norte, com imposição do capitalismo e advento da globalização.
 

        Os Estados Unidos foram uma colônia de povoamento, pois receberam refugiados de guerra que lá trabalharam e geraram frutos. O Brasil foi vítima de colônias de exploração, já que o intuito dos portugueses era apenas enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole. Os resultados dos dois tipos de colonização são perceptíveis, o primeiro país acabou desenvolvendo-se e tornando-se uma potência mundial, enquanto o segundo não passou de uma nação pobre, classificada como 3° mundo.

         Os Estados Unidos da América do Norte começaram a ser colonizados na idade média, por volta do século XVI, momento em que ingleses fugiam da perseguição religiosa.

           Assim como no Brasil, os EUA já eram habitados por nativos, ao sul incluem-se os Astecas. Além da colonização por ingleses, no norte, os Estados Unidos foram colonizados no sudoeste por espanhóis e centro por franceses em dado momento, motivo pelo qual há influências do Espanhol, do Francês e consequentemente do Latim na língua inglesa.

            A História está diretamente relacionada com a língua, consequência das dominações e dos históricos de hegemonia, conquistados por meio de guerra.


www.webclayton.com