NARGUILÉ


                                        


Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

Contém monóxido de carbono, nicotina e alcatrão, que ao ser queimado libera metais pesados, como arsênico, chumbo, cobalto e cromo..                     d
            Uma boa rodada de narguilé equivale ao consumo de 1 maço de cigarro.
            Sua utilização começa com o tabaco adoçado, como uma espécie de melaço, sendo colocado em um reservatório e depois queimado com um carvão especial. Na garrafa de Narguilé coloca-se água que resfria a fumaça, dando início a liberação do aroma escolhido. Essa fumaça é aspirada por meio de uma piteira na ponta da mangueira. As piteiras que passam de boca em boca dos usuários, facilitam a transmissão de doenças como herpes labial, a hepatite e a tuberculose.

Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.

Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé - que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.

A Academia Estadunidense de Periodontologia afirma que o uso do narguilé é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva.

George Loffredo, professor da universidade de Georgetown, que conduziu estudo sobre o uso do narguilé no Egito, acredita que, comparado ao fumante típico de cigarros, o fumante de narguilé expõe-se mais a toxinas, como nicotina e monóxido de carbono.

Fontes:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Narguile

    http://sistemas.paulinia.sp.gov.br/crdq/narguile.aspx

 

 


 

http://www.webclayton.com

http://www.webclayton.com/narguile.htm